terça-feira, 1 de março de 2011

Executivo Detona a Guarda Municipal


Um verdadeiro picadeiro Administrativo foi armado por aqui. Dissolver a autoridade que a Guarda Municipal de Tucano adquiriu nesses quase nove anos, reduzindo-a a “vigia patrimonial” é um despropósito.  Como dizem os cariocas: “quê baianada”! Certamente alguns preferem contemplar os assaltantes, traficantes, meliantes agindo a solta, armados, que a Guarda mesmo “ilegal”, mas protegida e municiada. Quem vai sofrer as consequências disso? - O cidadão de bem!
 Não estamos em nenhum país de primeiro mundo para desbancarmos uma Guarda operacional, como se ela estivesse inútil no cumprimento dos seus serviços. Éramos referência para muitos municípios circunvizinhos. E hoje qual o nosso referencial? Nisso, perde também a administração.
 Mas, atenção População de Tucano: O único culpado pelo destempero é o Sr. Prefeito, pois foi ele quem determinou para que os Guardas não estivessem mais nas ruas operando como segurança pública; pois ele concluiu que o município não deve ter responsabilidade nesta área, sim o Estado. Sendo assim, a população de Tucano está autorizada a procurar apenas a CAEL, a Polícia Militar e a Polícia Civil para resolver questões de segurança pública. Quanto a Guarda Municipal caberá ser responsável apenas em zelar pelos prédios públicos, praças e jardins; nada, além disto. Pois esta é a função de “guarda patrimonial”. Ora, o efetivo da Guardas não absorveu ainda essa tempestuosa mudança; imagine convencer 52.000 habitantes, mais ainda, todas as pessoas que visitam semanalmente nosso município, de que a Guarda é apenas patrimonial. Parece loucura!
Alguém nos perguntou há dias atrás: “pra tomar conta do patrimônio público, os guardas precisam de comandante, subcomandante e inspetor chefe?” - Danou-se! Percebemos que os munícipes discernem melhor a Lei nº 151/2007 que, quem elaborou e assinou.

Um comentário:

  1. É amigos, infelizmente alguns não estão preocupados com as corporações municipais. Estamos crescendo a cada dia e certamente incomodando alguém. Espero que os vereadores discutam isso com o Senhor prefeito. De nada adianta ter uma estrutura e treinamentos para dar segurança aos munícipes e ficar preso em prédios publicos para não deixar ninguém quebrar a vidraça, enquanto a população sofre por falta de segurança.É um retrocesso.

    ResponderExcluir